quarta-feira, 25 de abril de 2012

I de Insónias

Estou com insónias! São 7h30, é feriado e ainda não consegui adormecer! Há muito tempo que não me acontecia... Diz-se que as causas de insónias ocasionais estão essencialmente ligadas a stress ou ansiedade - esta noite não consegui libertar a faculdade dos meus pensamentos.

Segundo vários estudos, hoje sentirei cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda de memória de factos recentes, comprometimento da criatividade, redução das capacidades de planeamento e execução, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Isto acontece, de acordo com uma pesquisa na Universidade de Wisconsin, nos EUA, porque, enquanto certas regiões do cérebro se encontram alertas, outras entram em estado de sono. Quem diria que uma só noite pode afectar tanto um dia inteiro?

Pois é, sabiam que é precisamente durante o sono que as partículas do nosso cérebro trabalham com mais eficácia? Durante os vários estágios do sono o corpo recupera a energia e regenera as nossas células, para além de libertar diferentes hormonas essenciais à saúde do nosso organismo. Daí que, quando estamos doentes, dormir seja tão importante para a nossa recuperação.

O irónico de tudo isto é que, não dormindo preocupada com os trabalhos da faculdade que tenho para fazer, estou a afectar a minha produtividade em relação aos mesmos. Ainda vou tentar dormir... entretanto, tendo em conta o tema, não podia deixar de vos aconselhar a ver Insomnia, um grande filme com Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank.

Durmam bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário